A importância de utilizar óculos escuros com proteção contra os raios UV

img

Quando o assunto é proteger-se dos temidos raios UV (ultravioleta), os cuidados com a pele não costumam ser negligenciados. O que poucos lembram é que os olhos também precisam de proteção, já que a exposição excessiva à luz solar pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças como catarata, degeneração macular relacionada á idade, tumores e pterígio.

Segundo o oftalmologista Felipe Patriota, do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), até mesmo esta exposição refletida da areia, água ou piso pode lesar a superfície externa dos olhos. “Os raios também estão presentes em lâmpadas fluorescentes, televisores a LED, celulares e tablets. Desta forma, a exposição prolongada a esses dispositivos também podem causar lesões a longo prazo, dano este ainda incerto para a retina e importante causador de sintomas semelhantes aos do olho seco, devido a uma lesão na córnea chamada ceratite”, informa.

Ele destaca a importância do uso de óculos escuros, com filtros UV, e reforça o fato de que os óculos devem ser comprados em estabelecimentos confiáveis e trazer informações sobre sua qualidade e filtros. “Eles devem absorver entre 99% e 100% da radiação e não ser escolhidos pela cor da lente. É importante que isto ocorra porque se os óculos não possuírem o filtro, eles trazem ainda mais prejuízos do que não utilizar óculos, pois a lente escura “engana” as pupilas e elas se abrem, absorvendo ainda mais luz já que não há a proteção efetiva”, afirma. Dr. Felipe explica ainda que mesmo lentes transparentes e com grau também possuem um certo nível de proteção contra raios UV.

Quanto à armação, o ideal é que ela impeça também a entrada lateral da luz do sol. Além dos óculos, o uso de um chapéu grande é recomendável.

Outras informações:

– Mesmo em dias de tempo nublado, os raios do sol podem passar por nuvens finas.
– Os óculos devem ser utilizados principalmente durante horários de pico de sol, no início da tarde, e também em locais de grandes altitudes, onde a radiação UV é mais forte.
– Não se deve nunca olhar diretamente para o sol, mesmo durante um eclipse, pois isto pode causar danos à retina.
– É importante estar atento, também, para lesões oculares causadas pela radiação UV em cabines de bronzeamento. Por isto, a importância de utilizar óculos para proteção indicados especialmente para estes locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *