Mutirão oftalmológico investigará influência do Zika Vírus nos recém-nascidos

b2e03c45-8e54-4e8f-840b-098561a6e397

Equipes formadas por especialistas em retina e oftalmopediatria fazem mais um mutirão de atendimento em busca de descobrir se o Zika Vírus realmente exerce alguma influência na visão das crianças diagnosticadas com microcefalia. Isso porque exames feitos em alguns dos recém-nascidos apontaram alterações importantes na retina e no nervo óptico, de acordo com a Dra. Liana Ventura que, ao lado da também oftalmologista Dra. Camila Ventura, estão à frente das equipes. O atendimento acontece nesta sexta-feira (18), no Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope).

Assim que as neuropediatras Ana Van Der Linden e Vanessa Van Der Linden denunciaram os casos da malformação congênita ao Ministério da Saúde, foram formadas equipes contendo especialistas de vários hospitais do Estado, como o Imip, Barão de Lucena e Fundação Altino Ventura. “Começamos a fazer exames e coletar informações para identificar quais as outras repercussões que poderiam surgir”, explica Dra. Liana Ventura. “Em alguns casos já constatamos alterações importantes na retina e no nervo óptico. Agora, temos que ver se essas alterações estão relacionadas ao Zika ou se a outros fatores”, continua.

O primeiro atendimento aconteceu de forma gratuita no último dia 14 de dezembro, na Fundação Altino Ventura (FAV), no bairro da Boa Vista, Centro. No Hospital de Olhos de Pernambucos (Hope), o mutirão está marcado para às 7h deste dia 18, voltado para atendimento privado e de conveniados. O objetivo da iniciativa é orientar as mães das crianças para o tratamento da microcefalia no campo visual. Os pacientes ainda serão submetidos a exames complementares (retcam, ultrassom e OCT).

A Upae Caruaru, administrada pela FAV, também disponibilizou para a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco exames de USG Obstétrica e USG Trans Fontanela, que são necessários para o diagnóstico e acompanhamento de casos de microcefalia.

Serviço

Fundação Altino Ventura – FAV
Rua da Soledade, 170, Boa Vista.
(81) 3302.4300
http://www.fundacaoaltinoventura.com.br

Hospital de Olhos de Pernambuco – HOPE
Rua Francisco Alves, 887, Ilha do Leite, Recife – PE
(81) 3302-2020
www.hope.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *